diHITT - Notícias

Somos um corpo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Graça, Paz e Alegria!

Está no Portal Evangélico Compartilhando Na Web - 22/02/2006

Romanos 12

1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

O verdadeiro cristão não é alienado, nem permanece indiferente diante das inúmeras situações do meio em que vive. Também não se sente melhor que os outros, mas procura sempre servir, juntamente com todos, na divulgação das boas novas do Reino.

Ser participante do Reino é ser amigo, companheiro, solidário. No Reino de Deus não há lugar para inimizades, nem falta de companheirismo. Aquele que se encontra com Cristo e com Sua mensagem de amor, inicia uma nova vida. E, nesta nova vida, testemunhamos a Cristo e praticamos a mordomia cristã. Neste cuidado com a obra de Deus, todos devem estar unidos em prol do mesmo ideal – Servir a Deus e ao próximo.

É interessante a figura que Paulo utiliza para falar da Igreja de Jesus Cristo – um corpo. Isto significa que, quando estamos em Cristo, passamos a fazer parte de um organismo vivo, já não é mais a nossa vontade, o nosso eu que determina todas as coisas, mas a Palavra de Deus e aquilo que é melhor para todo o corpo, isto é, a Igreja.

Como todo corpo, a igreja possui vários membros, cada um com uma característica própria. Isto quer dizer que a nossa individualidade é mantida, mas as nossas funções e atitudes devem sempre estar voltadas ao bom funcionamento do corpo. Ser participante de um corpo traz-nos muitos benefícios e responsabilidades:

1. não estamos sozinhos, temos com quem dividir as tristezas e alegrias da caminhada;

2. passamos a depender uns dos outros. Temos irmãos e irmãs que nos completam naquilo que precisamos. O corpo nos ensina que não somos autosuficientes;

3. o corpo não pode ser dividido por diferenças ou divergências em seu ponto de unidade, que é Cristo – o Cabeça. Sua vida e mensagem são nossas diretrizes;

4. tudo que fizermos deve fazer bem ao corpo todo. As nossas atitudes passam a ter dimensão coletiva.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails