diHITT - Notícias

Atenção na hora da tentação!

sexta-feira, 23 de abril de 2010
Mateus 4.1-11

1 ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito:Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito,E tomar-te-ão nas mãos,Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Nesse texto, lemos sobre a tentação de Jesus. A Bíblia nos revela que Ele foi tentado em todas as coisas como cada um de nós, com a diferença que Ele não pecou (Hb 4.15).

Vemos o inimigo se aproximando de Jesus e trazendo tentações sobre assuntos que estavam diante Dele. Com fome, teria que comer (v. 3); em Sua divina filiação (citando, inclusive, uma parte das Escrituras, v. 6); e no Seu governo eterno (v. 9).

Chegaria o momento de comer! Estava muito próximo, depois do tempo que Jesus passou em jejum. Apesar de estar numa situação humana (quando se torna carne, ser humano), Jesus não precisava de nada para prová-lo de Sua filiação divina! E seria o Rei dos reis, apenas por um caminho diferente que o diabo estava propondo naquele momento.

A tentação se dá, na maioria das vezes, nas pequenas coisas ou em coisas que estão próximas de se tornar realidade para nós. Até mesmo naquilo que até parece certo! Parece que não vai ter problema.

O erro não está em ser tentado. Iremos ser mesmo! O erro consiste em cair na tentação, em realizar o ato errado, ainda que ele pareça certo. No caso de Jesus, Ele iria alcançar cada um dos pontos citados na tentação, mas tinha um caminho certo a ser percorrido. Não podemos adiantar as coisas. Sempre estamos com pressa, queremos tudo pra ontem. Mas devemos saber esperar pelo tempo certo, pelo tempo da manifestação completa da vontade de Deus!

Com base na Palavra, com base em nossa experiência com Deus, devemos resistir à tentação. Não vale a pena 'cortar caminho' para alcançar algo que já iremos ter! Devemos saber esperar pelo melhor momento, o momento de Deus em nossa vida. E só vamos saber discernir isso quando tivermos intimidade com Ele.

Nesta mensagem estou advertindo sobre alcançar o que já é nosso no tempo certo, sem atalhos. É claro que poderemos ser tentados em coisas que nem serão nossas! Devemos estar em 'sintonia fina' com a vontade do Senhor e entender o que de fato é nosso, o que de fato devemos fazer ou não fazer. Mas entendo que ser tentado da forma como no texto motivador desta mensagem, em algo que já será seu e você encontra um atalho, aparentemente menos complicado na tentativa de alcançar, é algo que pode acontecer com maior frequência. Precisamos entender a vontade do Pai e esperar pelo melhor momento, o momento do Senhor para a manifestação do melhor para cada um de nós.

Viva assim! Buscando intimidade com o Senhor, para discernir a Sua vontade e para responder 'não' a cada tentação que poderá até nos dar algo de bom num primeiro momento, mas que poderá também nos trazer motivos para arrependimento por não esperar a hora certa.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails